quinta-feira, 23 de maio de 2019

TIAGO 5:19-20


TIAGO 5:19-20

“Irmãos, se algum de vós se desviar da verdade e alguém o converter; saiba que aquele que converter o pecador do erro do seu caminho salvará da morte uma alma, e esconderá uma multidão de pecados”.
Dizem que esse homem precisava se converter novamente; portanto, deve ter perdido sua salvação.
Como mencionado em nossas observações sobre a conversão de Pedro (Lc 22:32), salvação e conversão não são a mesma coisa. Uma pessoa é salva uma vez, mas ela pode precisar ser convertida várias vezes. Conversão é ter o coração voltado para Deus. Isso acontece inicialmente quando uma pessoa é salva, mas se ela voltar seu coração para o mundo precisará ser restaurada tendo seu coração voltado para Deus novamente. Para ajudar a resolver a confusão na mente de alguns, certos tradutores usam “fazer voltar” para a palavra “converter” (KJV). É uma restauração da alma à comunhão com o Senhor, não uma segunda salvação.
Se conversão é sinônimo de salvação, o fato de que um de seus irmãos seja instruído a convertê-lo deve soar um pouco estranho. Todos nós sabemos que o Senhor é o Único que salva almas do inferno – não os irmãos! Deveria ser óbvio que não poderia estar falando de uma segunda salvação.
Aqueles que trabalham para restaurar alguém surpreendido numa falta (Gl 6:1) podem salvar “da morte uma alma”. A morte aqui se refere a um Cristão faltoso sendo levado para o céu como resultado de um juízo governamental do Pai (1 Pe 1:17). Seu curso de pecado é tal que Deus o remove do seu lugar de testemunho na Terra (Jo 15:2; At 5:1-11; 1 Co 5:2, 11:30; 1 Jo 5:16). Note que “salvar”, aqui, é ser livrado de literalmente morrer sob a mão de Deus em um julgamento governamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário