quinta-feira, 23 de maio de 2019

1 CORÍNTIOS 9:27


1 CORÍNTIOS 9:27

“Pelo contrário esbofeteio o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que havendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser rejeitado”.
Aqui, Paulo diz que se ele não mantivesse seu corpo sob controle (apetites e desejos), poderia acabar pecando e, assim, ser um “rejeitado”.
A palavra “rejeitado” é traduzida em outro lugar como “reprovado” e certamente se refere a uma alma perdida (Rm 1:28; 2 Co 13:5-7; 2 Tm 3:8; Tt 1:16). Alguém disse que, uma vez que a palavra significa “excluído” ou “desqualificado”, está se referindo ao ministério de um homem sendo desqualificado, e não a própria pessoa. Por isso, seu ministério seria rejeitado porque sua vida estava em desordem. Esta interpretação pode ser útil para refutar aqueles que negam a eterna segurança do crente, mas a palavra “rejeitado” não deve ser tomada nesse sentido limitado. Não é usada dessa maneira no Novo Testamento. Isso significa que a pessoa como um todo é rejeitada porque está perdida. J. N. Darby disse: “Ser um rejeitado é estar perdido – ser punido com a destruição eterna fora da presença do Senhor”.
No entanto, não devemos deduzir disso que um Cristão pode perder sua salvação. O assunto em questão no capítulo é a pregação de Paulo, não sua salvação. Ele está falando da possibilidade de alguém ser um pregador e, no entanto, acabar sendo rejeitado; não de ser um Cristão e terminar rejeitado. Se um pregador não possui salvação, é possível que ele acabe sendo rejeitado se não for salvo. Judas foi uma pessoa assim. O homem que discutimos em Mateus 7:22 é outro exemplo. Era evidente que havia alguns pregando em Corinto que eram suspeitos, e Paulo deu esse aviso para eles.
Podemos perguntar: “Por que então Paulo falou de si mesmo como possivelmente sendo um reprovado, se tal coisa nunca poderia acontecer?” A resposta é que Paulo estava falando de pregadores em geral e, portanto, incluía a si mesmo. Mas ele era mais que um pregador; era um crente e não podia se perder. Paulo aplicou “figuradamente” essas coisas a si mesmo, incluindo-se no quadro (1 Co 4:6; 1:12) de modo a não destacar ninguém em Corinto em particular e causar ofensa; assim, tratou do assunto com delicadeza. O foco da passagem é que ele queria mostrar por todo o seu modo de vida, no qual mantinha seu corpo em sujeição, que não era um desses reprovados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário