ROMANOS 8:30-39
“E aos que predestinou, a esses também
chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a
esses também glorificou. Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós,
quem será contra nós? Aqu’Ele que nem mesmo a Seu próprio Filho poupou, antes,
O entregou por todos nós, como nos não dará também com Ele todas as coisas?
Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus Quem os justifica.
Quem os condenará? Pois é Cristo Quem morreu ou, antes, Quem ressuscitou dentre
os mortos, o Qual está à direita de
Deus, e intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação,
ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a
espada? Como está escrito: Por amor de Ti somos entregues à morte todo o dia:
fomos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos
mais do que vencedores, por aqu’Ele que nos amou. Porque estou certo de que nem
a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o
presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra
criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso
Senhor!”
O apóstolo fala
do propósito de Deus em salvar os eleitos. Estes que Deus “dantes conheceu” (v. 29), lhes “predestinou” a um lugar de bênção com Cristo, os “chamou” pelo evangelho e os “justificou” ao crerem no evangelho.
Então, ele acrescenta que aqueles que foram justificados também os “glorificou”. Eles alcançarão a glória
com Cristo no final! Esses são cinco grandes elos do propósito divino que não
podem ser quebrados. Ele não permite a possibilidade de que alguns sejam
justificados e não sejam glorificados. Todos os eleitos alcançarão a glória no
final.
Então, nos
versículos 31-35, o apóstolo faz sete
perguntas que enfatizam a impossibilidade de que qualquer criatura – seja
homem ou diabo – possa frustrar Deus em Seu propósito de abençoar aqueles a
quem Ele predestinou. Ele fala de sete
coisas externas no versículo 35 e de dez
coisas invisíveis nos versículos 38-39 – todas as quais não são capazes de
tirar uma pessoa a quem Deus predestinou, de sua bênção em Cristo.
Perguntamo-nos: Como alguém, ao ler esta passagem da Escritura, poderia pensar
que um Cristão poderia se perder depois que Cristo o salvou?
Nenhum comentário:
Postar um comentário