quinta-feira, 23 de maio de 2019

ROMANOS 8:30-39


ROMANOS 8:30-39

E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou. Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aqu’Ele que nem mesmo a Seu próprio Filho poupou, antes, O entregou por todos nós, como nos não dará também com Ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus Quem os justifica. Quem os condenará? Pois é Cristo Quem morreu ou, antes, Quem ressuscitou dentre os mortos, o Qual está à direita de Deus, e intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de Ti somos entregues à morte todo o dia: fomos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aqu’Ele que nos amou. Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor!”
O apóstolo fala do propósito de Deus em salvar os eleitos. Estes que Deus “dantes conheceu” (v. 29), lhes “predestinou” a um lugar de bênção com Cristo, os “chamou” pelo evangelho e os “justificou” ao crerem no evangelho. Então, ele acrescenta que aqueles que foram justificados também os “glorificou”. Eles alcançarão a glória com Cristo no final! Esses são cinco grandes elos do propósito divino que não podem ser quebrados. Ele não permite a possibilidade de que alguns sejam justificados e não sejam glorificados. Todos os eleitos alcançarão a glória no final.
Então, nos versículos 31-35, o apóstolo faz sete perguntas que enfatizam a impossibilidade de que qualquer criatura – seja homem ou diabo – possa frustrar Deus em Seu propósito de abençoar aqueles a quem Ele predestinou. Ele fala de sete coisas externas no versículo 35 e de dez coisas invisíveis nos versículos 38-39 – todas as quais não são capazes de tirar uma pessoa a quem Deus predestinou, de sua bênção em Cristo. Perguntamo-nos: Como alguém, ao ler esta passagem da Escritura, poderia pensar que um Cristão poderia se perder depois que Cristo o salvou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário