JOÃO 10:28-29
“Dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e
ninguém as arrebatará das Minhas mãos. Meu Pai, que mas deu, é maior do que
todos; e ninguém pode arrebatá-las das mãos de Meu Pai”. O próprio Senhor diz claramente: “nunca hão de perecer”. Se pudermos
aceitar Deus em Sua Palavra, não precisamos ir além disso. Todo crente pode ter
certeza do que o Senhor disse aqui – “nunca
hão de perecer”. Não há realmente outra maneira de se interpretar esses
versículos a não ser simplesmente considerá-los como verdadeiros. Nenhum
Cristão sóbrio poderia obter qualquer coisa desta passagem, a não ser o que ela
diz claramente. No entanto, alguns nos dizem que, quando Deus diz “nunca”, Ele não está, na realidade,
querendo dizer nunca – mas, que existem condições relacionadas a isso. Porém,
isso não é o que o Senhor diz aqui.
Estes versículos
não apenas mostram que o crente está seguro na “mão” do Senhor, mas também que está salvo e seguro na “mão” de Deus, o Pai! Mais uma vez,
isso mostra que o crente está duplamente seguro. O Senhor diz que “ninguém pode arrebatá-las” dessa
segurança. No entanto, diante dessas afirmações claras, há alguns que nos dirão
que, enquanto nenhuma outra pessoa pode arrancar um crente da mão do Senhor, o
crente pode arrancar a si mesmo. Isso não é senão uma negação clara do que a
Escritura afirma. Ela diz: “Ninguém”.
Não é o crente alguém? A versão King James diz: “Nenhum homem as arrebatará da
Minha mão”. Mas a palavra “homem” realmente não deveria estar no texto. É mais
amplo do que apenas homens. A ideia é que nenhuma criatura – homem ou demônio –
pode tirar uma das ovelhas do Senhor daquele lugar de eterna segurança. Dizer
que alguém pode ser arrancado da mão do Pai é dizer que alguma criatura é mais
forte do que o próprio Deus!
Um tipo
encantador dessa dupla segurança é encontrado em Êxodo 26:15-17. O tabernáculo
pode ser tomado como um tipo da casa de Deus hoje, que é composta de crentes
(Ef 2:20-21; Hb 3:6; 1 Pe 2:5). As “tábuas”
do tabernáculo são um tipo dos crentes individualmente. Elas foram mantidas no
lugar por “dois encaixes” (ARA) que
as prendiam uma à outra e eram encaixadas na base de prata. A prata, sabemos, é
um tipo da redenção na Escritura. Portanto, é uma imagem do crente repousando
na redenção de Cristo. Vale ressaltar que a palavra “encaixes” poderia ser traduzida como “mãos” (nota de rodapé na KJV e na JND) e, portanto, sugere que as
duas mãos do Pai e do Filho, em João 10:28-29, estão mantendo o crente em
segurança na redenção do Senhor Jesus Cristo.
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