quinta-feira, 23 de maio de 2019

MARCOS 3:28-30


MARCOS 3:28-30

“Na verdade vos digo que todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, e toda sorte de blasfêmias, com que blasfemarem. Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo. (Porque diziam: Tem espírito imundo)”.
Isso tem sido chamado de “O Pecado Imperdoável”. Dizem-nos que se um crente comete esse pecado, ele perde sua salvação e nunca mais pode ser salvo. É triste dizer que há alguns Cristãos que pensam que são culpados desse pecado imperdoável, e que agora estão perdidos e que não têm esperança de serem salvos.
A pergunta que precisamos fazer é: “Qual é o pecado da blasfêmia contra o Espírito Santo?” A resposta está no versículo 30 – “porque diziam: Tem espírito imundo”. É por atribuir a Satanás o poder que operou no Senhor Jesus (v. 22). Em outras palavras, é dizer que o Senhor Jesus estava associado e tinha recebido o Seu poder do submundo em Seu ministério. É difícil conceber que alguém possa inventar uma blasfêmia maior do que isso. Que aqueles que pensam que cometeram o assim chamado “pecado imperdoável” se perguntem: “O Senhor Jesus é verdadeiramente o Filho de Deus que veio do céu para salvar os pecadores?” Se a resposta for “sim”, então isso é prova clara de que eles não cometeram o pecado imperdoável de “blasfemar contra o Espírito Santo”! Que Cristão diria que o Senhor Jesus tinha um espírito impuro? Nenhum Cristão desviado nutre o pensamento de que o Senhor Jesus veio do submundo para fazer a obra de Satanás! É apenas algo que um apóstata diria. Não importando quão longe do Senhor um Cristão que tenha se desviado possa chegar em sua alma, ainda haverá, em algum lugar nos profundos recessos de seu coração, a sincera convicção de que o Senhor Jesus Cristo veio do céu para morrer pelos pecadores.
Tendo definido o que é o pecado imperdoável e a impossibilidade de um verdadeiro crente cometê-lo, nos apressamos em dizer que “blasfemar contra o Espírito Santo” foi um pecado nacional cometido por toda aquela “geração” de pessoas naquele dia da rejeição do Senhor. Não é algo que foi atribuído a um indivíduo em particular – naquela época ou agora. Tal blasfêmia contra o Espírito Santo trouxe juízo imperdoável sobre a nação apóstata dos judeus. Sendo apartados do remanescente crente, eles foram entregues à perdição sem esperança (Sl 69:22- 28).
Mesmo que alguém tenha dito coisas depreciativas sobre a Pessoa do Senhor Jesus Cristo, ela ainda pode ser salva, pois a Escritura diz: “O sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1 Jo 1:7). C. H. Mackintosh disse: “Não acreditamos que qualquer pecador, neste ano aceitável, neste dia de salvação, esteja além do alcance do amor perdoador de Deus e do sangue expiatório de Jesus”.

Um comentário: