quinta-feira, 23 de maio de 2019

2 TIMÓTEO 2:12-13


2 TIMÓTEO 2:12-13

“Se sofrermos, também com Ele reinaremos; se O negarmos, também Ele nos negará; se formos infiéis, Ele permanece fiel; não pode negar-Se a Si mesmo”.
Isto tem sido usado para se afirmar que se um crente negar o Senhor, o Senhor o negará, e ele será rejeitado diante de Deus, e assim, perderá sua salvação.
O contexto aqui é um obreiro mais velho (Paulo) encorajando um obreiro mais jovem (Timóteo) no caminho do serviço do Senhor. Paulo estabeleceu a indubitável obra do governo de Deus nesses versículos para encorajar Timóteo a continuar no caminho de serviço. Isso seria um grande encorajamento para Timóteo, porque era um homem dedicado e com a mesma afinidade com o apóstolo Paulo no serviço do Senhor (Fp 2:20-21).
As palavras “nós” e “nos”, nesses versículos, referem-se a todos os Cristãos professos. Esses grandes princípios podem ser aplicados tanto ao verdadeiro crente quanto ao falso professante. Assim como haverá compensação e recompensa para quem age por Deus no tempo da ausência de Cristo, haverá desaprovação e retribuição aos infiéis. O mais completo sentido de negar o Senhor seria a apostasia. Se um mero professante O nega, seria para abandoná-Lo completamente. Paulo não estava dizendo que um verdadeiro crente abandonaria o Senhor; estava apenas falando do princípio do governo de Deus em sua forma abstrata, que tem ampla aplicação para todos os que fazem profissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário