quinta-feira, 23 de maio de 2019

ALGUNS TIPOS QUE ENSINAM A ETERNA SEGURANÇA DO CRENTE - GÊNESIS 7:16


ALGUNS TIPOS QUE ENSINAM A ETERNA SEGURANÇA DO CRENTE

GÊNESIS 7:16

Esta passagem tem a ver com “Noé” e a “arca”. Ele é um tipo de Cristo. Em Gênesis 6, como o “pregoeiro da justiça” (2 Pe 2:5), Noé é um tipo de Cristo que, em Sua vida, advertiu os homens a fugirem da ira vindoura. Em Gênesis 7, ele é um tipo de Cristo, “o Capitão” (KJV) de nossa “salvação” (Hb 2:10), que assegurou nossa redenção ao passar pelas águas do juízo. Em Gênesis 8, Noé é visto como a cabeça de um novo mundo e é um tipo de Cristo em ressurreição como a Cabeça da “nova criação” (Ap 3:14; 2 Co 5:17 – JND).
A “arca” que Noé construiu para salvar sua família (Hb 11:7) é um tipo da obra de expiação que Cristo realizou na cruz para salvar a todos os que estão na família de Deus. Cada um que entrou nela estava a salvo e seguro das águas do juízo que caíram sobre a Terra. Para tornar a arca impermeável aos elementos, ela tinha “betume” (piche) tanto no interior quanto no exterior. A palavra “betume” é a mesma palavra que “expiação” no idioma original, e é traduzida em outro lugar como tal. A dupla camada de “betume” na arca fala do duplo aspecto da obra de Cristo na redenção. Primeiramente, houve propiciação (1 Jo 2:2, 4:10), que satisfez as santas reivindicações da justiça divina contra o pecado; e houve também substituição (Hb 9:28; 1 Pe 3:18), que se refere a Cristo tomando o lugar do crente no julgamento. A arca também tinha “compartimentos [abrigos] dentro para todos os que entravam. Isso fala do descanso e da paz que Cristo dá a todos os que vêm a Ele em fé para a salvação (Mt 11:28; Rm 5:1).
Nosso foco neste tipo é que quando Noé e sua família entraram na arca, diz: “e o Senhor o fechou por fora” (Gn 7:16). Quando a porta foi fechada, não há registro de que ela tenha sido aberta novamente! Foi tão seguramente fechada que quando chegou a hora da família redimida sair, eles tiveram que desmontar a arca “Noé tirou a cobertura da arca” (Gn 8:13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário