quinta-feira, 23 de maio de 2019

ATOS 27:44


ATOS 27:44

“E assim aconteceu que todos chegaram à terra, a salvo”. A viagem mencionada neste capítulo é uma figura da história da Igreja. Não temos tempo para entrar nos detalhes agora, mas apenas para dizer que é significativo que todas as pessoas tenham chegado à terra, embora o “navio” (o testemunho exterior da Igreja) tenha sido destruído.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Examinamos brevemente cerca de duas dúzias de Escrituras que ensinam a verdade da eterna segurança do crente. Muitas, se não todas, não poderiam ser logicamente interpretadas de outra maneira que não seja aquilo que claramente dizem. Se o leitor for um sincero buscador da verdade, não deve haver dúvida de que a salvação do crente está eternamente segura.
Há, no entanto, várias passagens na Palavra de Deus que parecem sugerir que um crente poderia perder sua salvação. Queremos agora olhar estas Escrituras para ver o que significam. Pode ser intrigante ao leitor o porquê de existirem algumas passagens bíblicas que ensinam da eterna segurança do crente e algumas que parecem dizer que um crente poderia perder sua salvação. Se isso é perturbador, tenhamos a certeza de que a infalível Palavra de Deus não se contradiz. Se há uma dificuldade aparente, não é culpa da Palavra de Deus, mas do nosso entendimento. Como regra geral, quando nos depararmos com o que parece ser uma contradição na Palavra de Deus, sugerimos que o leitor se agarre firmemente às declarações claras da Escritura que não podem realmente ser interpretadas de outra maneira, e dê outra olhada no versículo ou versículos que parecem dizer o contrário. Provavelmente haverá uma frase ou duas na passagem que entendemos mal. Se orarmos e pedirmos ajuda ao Senhor, Ele nos mostrará o verdadeiro significado. Veremos que as Escrituras realmente não se contradizem. Esta é a única maneira lógica de lidar com a dificuldade. O Sr. Hayhoe costumava dizer: “Nunca deixe que as coisas que não entendemos na Escritura estraguem nosso prazer nas coisas que entendemos”.
Essas passagens que parecem negar a eterna segurança são um exemplo. Elas são muitas vezes cercadas de expressões bastante ambíguas que podem ser tomadas de várias maneiras diferentes. Por outro lado, as Escrituras que observamos até agora são tão claras que seria difícil ver nelas algo mais. Por que alguém iria querer jogar fora as mais claras afirmações da Escritura em que podemos certamente confiar, apenas porque elas se deparam com algumas aparentes contradições, que são cercadas de expressões que são reconhecidamente difíceis?
Muitas vezes, para se chegar a essas interpretações deficientes, é preciso deduzir coisas da passagem que não estão ali, para que se encaixem na interpretação. Pedro adverte quanto àqueles que são “indoutos e inconstantes [ignorantes e mal estabelecidos – JND] na Palavra, que “torcem [deturpam – ARA] as Escrituras para que se ajustem às suas ideias (2 Pe 3:1). Este é um terreno perigoso. Isto dificilmente seria se achegar às Escrituras com um coração aberto e honesto.
Era hábito do apóstolo Paulo arrazoar “a partir das Escrituras” (At 17:2 – JND), mas ele não arrazoava a respeito das Escrituras – e nem nós devemos. J. N. Darby disse: “As pessoas tentam torcer as passagens para torná-las coerentes com suas doutrinas, em vez de extrair a doutrina das passagens”. Aqueles que tentam ler nas entrelinhas da Escritura, deduzindo coisas nela, estão realmente acrescentando à Palavra de Deus. Acreditamos que este não será o caso quando prosseguirmos com nosso estudo dessas passagens que parecem negar a eterna segurança do crente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário