quinta-feira, 23 de maio de 2019

1 JOÃO 1:7


1 JOÃO 1:7

“Mas, se andarmos na luz, como Ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo pecado”.
Tem sido dito que o “se” neste versículo nos ensina que uma pessoa é lavada no sangue somente se ela anda na luz como Deus está na luz.
Se esta interpretação fosse correta, então está ensinando que uma pessoa pode ser purificada pelo sangue de Cristo por seu caminhar! Perguntamos: “Aqueles que creem nessa falsa doutrina dizem às pessoas que querem ser limpas de seus pecados, que se ‘andarem na luz’ – se comportando como deve um Cristão – o sangue de Jesus Cristo, o Filho de Deus, as purificará de todo pecado?” Isto nada mais é do que salvação por obras, e certamente conflita com outras Escrituras que claramente ensinam que a salvação “não vem das obras” (Ef 2:8-9; Tg 3:5; Rm 4:5, etc.). Agora, eles podem afirmar: “Mas não é isso que estamos dizendo. Uma pessoa deve continuar andando na luz para ser salva”. No entanto, isso está deduzindo algo que não está no versículo. Ele diz: “Se andarmos na luz... o sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo pecado”.
Fica abundantemente claro que este versículo deve significar outra coisa. Precisamos entender que o apóstolo João escreve com muitas declarações abstratas que devem ser consideradas como preto ou branco. Uma vez que o testemunho Cristão de sua época estava sendo infiltrado por professantes vazios, a primeira epístola de João estabelece as características de um verdadeiro filho de Deus e dá as características daqueles que não são verdadeiros. Visto que há algo que põe à prova a confissão de um homem (“Se dissermos” – vs. 6, 8, 10, etc.), essas coisas poderiam ser usadas para discernir aqueles que vieram a eles fazendo uma profissão de fé.
O equívoco aqui surge de pensar que andar “na luz” é uma exortação prática. Não é uma exortação prática, mas sim uma afirmação declarando onde os filhos de Deus caminham. Eles estão “na luz” e não podem fazer mais nada além de andar na luz. Não está falando se eles se comportam de acordo com a luz no que diz respeito à sua prática. Eles estão “na luz”, e se eles virarem as costas para a luz, então a luz apenas brilhará nas suas costas. É uma declaração abstrata indicando o lugar onde eles estão com Deus.
As outras coisas que caracterizam os filhos de Deus, mencionadas neste versículo, são que têm “comunhão” com os outros na família de Deus e que são purificados pelo “sangue de Jesus Cristo”. Tendo mencionado essas coisas, elas imediatamente tornam-se um teste para qualquer um que professe ser um Cristão. Se alguém diz que é da família de Deus e não conhece seu relacionamento com Deus na luz, e não goza de comunhão com os filhos de Deus, nem entende a obra de Cristo na cruz pela qual seus pecados foram lavados, temos boas razões para acreditar que ele pode ser uma farsa. Este é o foco da passagem – na verdade, o teor de toda a epístola. Mas alguém pode dizer: “Bem, eu conheço um verdadeiro crente que anda nas trevas”. Praticamente falando, um Cristão pode andar nas trevas no que diz respeito às suas ações, mas, quanto à sua posição, ele está “na luz”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário