1 JOÃO 1:7
“Mas,
se andarmos na luz, como Ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o
sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo pecado”.
Tem
sido dito que o “se” neste versículo nos ensina que uma pessoa é lavada
no sangue somente se ela anda na luz como Deus está na luz.
Se
esta interpretação fosse correta, então está ensinando que uma pessoa pode ser
purificada pelo sangue de Cristo por seu caminhar! Perguntamos:
“Aqueles que creem nessa falsa doutrina dizem às pessoas que querem ser limpas
de seus pecados, que se ‘andarem na luz’ – se comportando como
deve um Cristão – o sangue de Jesus Cristo, o Filho de Deus, as purificará de
todo pecado?” Isto nada mais é do que salvação por obras, e certamente conflita
com outras Escrituras que claramente ensinam que a salvação “não vem das
obras” (Ef 2:8-9; Tg 3:5; Rm 4:5, etc.). Agora, eles podem afirmar: “Mas
não é isso que estamos dizendo. Uma pessoa deve continuar andando na luz
para ser salva”. No entanto, isso está deduzindo algo que não está no
versículo. Ele diz: “Se andarmos na luz... o sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo pecado”.
Fica
abundantemente claro que este versículo deve significar outra coisa. Precisamos
entender que o apóstolo João escreve com muitas declarações abstratas que devem
ser consideradas como preto ou branco. Uma vez que o testemunho Cristão de sua
época estava sendo infiltrado por professantes vazios, a primeira epístola de
João estabelece as características de um verdadeiro filho de Deus e dá as características
daqueles que não são verdadeiros. Visto que há algo que põe à prova a confissão
de um homem (“Se dissermos” – vs. 6, 8, 10, etc.), essas coisas poderiam
ser usadas para discernir aqueles que vieram a eles fazendo uma profissão de
fé.
O
equívoco aqui surge de pensar que andar “na luz” é uma exortação
prática. Não é uma exortação prática, mas sim uma afirmação declarando onde
os filhos de Deus caminham. Eles estão “na luz” e não podem fazer
mais nada além de andar na luz. Não está falando se eles se comportam de acordo
com a luz no que diz respeito à sua prática. Eles estão “na luz”, e se
eles virarem as costas para a luz, então a luz apenas brilhará nas suas costas.
É uma declaração abstrata indicando o lugar onde eles estão com Deus.
As
outras coisas que caracterizam os filhos de Deus, mencionadas neste versículo,
são que têm “comunhão” com os outros na família de Deus e que são
purificados pelo “sangue de Jesus Cristo”. Tendo mencionado essas
coisas, elas imediatamente tornam-se um teste para qualquer um que professe ser
um Cristão. Se alguém diz que é da família de Deus e não conhece seu
relacionamento com Deus na luz, e não goza de comunhão com os filhos de Deus,
nem entende a obra de Cristo na cruz pela qual seus pecados foram lavados,
temos boas razões para acreditar que ele pode ser uma farsa. Este é o foco da
passagem – na verdade, o teor de toda a epístola. Mas alguém pode dizer: “Bem,
eu conheço um verdadeiro crente que anda nas trevas”. Praticamente falando, um
Cristão pode andar nas trevas no que diz respeito às suas ações, mas, quanto à
sua posição, ele está “na luz”.
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