quinta-feira, 23 de maio de 2019

LUCAS 22:31-32


LUCAS 22:31-32

“Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo. Mas Eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos”.
Aqui parece que o Senhor estava dizendo a Pedro que ele iria ter uma queda e precisaria ser salvo novamente, uma vez que já era um homem convertido quando o Senhor lhe disse isso (Jo 6:68-69; Mt 16:15-17). Se ele fosse convertido uma segunda vez depois que caísse, então isso significaria que Pedro perderia sua salvação, mas a ganharia de volta. Por isso, uma pessoa – até mesmo um apóstolo – poderia perder sua salvação.
Esse equívoco é um exemplo clássico de ideias errôneas e pré-concebidas sobre doutrina. O erro aqui é pensar que a conversão é sinônimo de salvação. A teologia evangélica convencional poderia dizer que é assim, mas a Escritura não apoia a ideia. Conversão significa simplesmente ter o coração voltado para Deus. Quando uma pessoa se volta para o Senhor com fé e é salva, é conversão. Por exemplo, os tessalonicenses se converteram “dos ídolos para Deus” (1 Ts 1:9 – TB). Mas se a pessoa afasta o seu coração do Senhor e entra em um curso de pecado em sua vida, então precisará se converter novamente (Tg 5:19-20). Isto é, precisará ter seu coração voltado para o Senhor e ser restaurada. A conversão, portanto, pode ser usada para o retorno inicial de uma pessoa a Deus para a salvação, e, para quaisquer retornos subsequentes ao Senhor que possa fazer se falhar e se desviar d’Ele em seu coração.
A maioria das traduções traz “convertido” (KJV), em Lucas 22:32, como “restaurado” ou “voltado novamente” ou “voltado atrás”. Isto ajuda a distinguir essa conversão como sendo a restauração de um crente, e não uma segunda salvação de sua alma. Mas, na língua original, é a mesma palavra, e pode ser usada para a mudança de direção inicial de uma pessoa a Deus, para a salvação, ou para a restauração da alma de um crente à comunhão. Portanto, o Senhor estava simplesmente dizendo a Pedro que depois que ele caísse, ele precisaria ser restaurado em sua alma (Lc 22:62, 24:34; Jo 21).

Nenhum comentário:

Postar um comentário