quinta-feira, 23 de maio de 2019

JOÃO 15:2, 6


JOÃO 15:2, 6

“Toda vara em Mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.” “Se alguém não estiver em Mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem”.
Esta passagem é usada para ensinar que se as pessoas não derem frutos em suas vidas, elas perderão sua salvação e Deus as levará para o juízo eterno.
Essa interpretação incorreta não distingue entre as diferentes varas mencionadas na passagem. O Senhor fala de três varas: uma é tirada, outra é limpada para produzir mais frutos, e a terceira é lançada fora e queimada.
A primeira vara que não dá frutos é um verdadeiro crente que anda mal. O Pai pode tirar essa pessoa desta Terra por meio da morte em um ato de juízo governamental. Não tem nada a ver com a salvação da pessoa, mas com a sua remoção do lugar do testemunho na Terra. A pessoa é levada para o céu porque desonrou o Senhor de alguma maneira séria e não está mais em condições de continuar no lugar do testemunho. As escrituras corroboram isto (1 Co 5:2, 11:30; Tg 5:20; 1 Jo 5:16; At 5:1-11; 1 Pe 1:17).
A segunda vara é um verdadeiro crente que produz frutos para Deus. Frutificação é a reprodução das características morais de Cristo na vida do crente. Essa vara experimenta outro tipo de disciplina do Pai – uma disciplina purificadora. Isso tem a ver com a remoção de traços de caráter no povo do Senhor, para que mais de Cristo seja visto neles.
A terceira vara não é retirada, mas é “lançada” (v. 6). Isso implica no abandono total. Este é um mero professante que não tem uma conexão viva com o Senhor. Ele não “permanece” no Senhor em nenhum sentido e é “lançado” no lago de fogo. Vale ressaltar que ele é dito ser apenas “como” uma vara. Isso indica que a pessoa tomou o lugar de ser um verdadeiro crente pela profissão, mas não tem realidade; ele não é um ramo no sentido real da palavra. Essa pessoa, portanto, não perdeu sua salvação – antes de tudo, ela nunca a teve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário