quinta-feira, 23 de maio de 2019

2 PEDRO 2:1


2 PEDRO 2:1

“E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores (instrutores), que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou [comprou – TB], trazendo sobre si mesmos repentina perdição” (TB).
Como esses falsos mestres foram “comprados”, supõe-se que eles foram salvos. No entanto, porque eles negaram o Senhor, perderam a salvação e acabaram em destruição.
Este é outro exemplo de termos teológicos errôneos que formam nossos pensamentos e produzem conclusões errôneas. O equívoco aqui é pensar que “comprado” significa redimido e, portanto, salvo. Muitos Cristãos pensam que os dois termos são sinônimos, e dificilmente podemos culpá-los, pois isso é comumente ensinado na Cristandade. No entanto, a Escritura distingue cuidadosamente os dois termos. Comprar, ou obter, significa “adquirir” ou “comprar de volta”. Resgatar significa “recomprar e libertar”.
Cristo “comprou” (adquiriu) todas as pessoas e todas as coisas pelo que Ele realizou na cruz. Hebreus 2:9 diz: “para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos”. A versão King James também diz “por todo homem”, mas deveria dizer “por todas as coisas” (JND), porque a passagem está falando do aspecto mais amplo da obra de Cristo na cruz em comprar o mundo e tudo o que ele contém. Isso é visto na parábola do homem que comprou o “campo”, que o Senhor explica como sendo a aquisição do mundo inteiro e de tudo nele, inclusive o “tesouro” – Seu povo (Mt 13:38, 44). Por isso, o Senhor tem autoridade e direito sobre todas as pessoas e todas as coisas. Embora todas as pessoas tenham sido compradas, nem todas serão redimidas. Uma pessoa é redimida quando, por fé, toma posse da compra que Cristo fez na cruz e O recebe como seu Salvador. Da mesma forma, todas as coisas foram “compradas” ou “adquiridas”, mas estão esperando para serem redimidas (libertadas) dos efeitos do pecado, de Satanás e do mundo (Ef 1:14). Isso acontecerá quando Cristo aparecer no final do século.
Uma leitura cuidadosa da passagem indica que aqueles que negaram o Senhor eram “falsos”. Pedro os chama de “falsos mestres”. Não é meramente que eles ensinavam coisas falsas, mas que eles mesmos eram falsos – sendo meros Cristãos imitadores. Eles negaram o Senhor por não tomarem posse da Sua compra e acabaram em julgamento. Judas fala dessa mesma classe de pessoas que negam o Senhor, dizendo: “Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus e negam a Deus, único Dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo” (Judas 4). Em primeiro lugar eles nunca foram salvos, mas estavam se passando por mestres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário