quinta-feira, 23 de maio de 2019

ALGUMAS ESCRITURAS QUE PARECEM DIZER QUE UMA PESSOA PODE PERDER SUA SALVAÇÃO MATEUS 7:21-23


ALGUMAS ESCRITURAS QUE PARECEM DIZER QUE UMA PESSOA PODE PERDER SUA SALVAÇÃO

MATEUS 7:21-23

“Nem todo o que Me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de Meu Pai, que está nos céus. Muitos Me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em Teu nome? E, em Teu nome, não expulsamos demônios? E, em Teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de Mim, vós que praticais a iniquidade”.
Ao ler isso desatentamente, podemos pensar que está se referindo a alguém que não apenas é salvo, mas que saiu a serviço do Senhor e, mesmo assim, acaba perdendo sua salvação.
Esse equívoco é um exemplo de não se ler cuidadosamente a passagem em seu contexto. Uma leitura cuidadosa mostra que, em primeiro lugar, a pessoa nunca foi salva. Ela fez uma profissão ao dizer: “Senhor, Senhor”, mas estava sem nenhuma realidade interior. O contexto tem a ver com “falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas” (Mt 7:7-20). Estes eram falsos. O Senhor estava alertando Seus ouvintes de que poderia haver alguns entre eles que eram assim.
O Senhor disse a essas pessoas (hipoteticamente): Nunca vos conheci”. “Nunca” houve em sua história uma vez em que eles tivessem tido um relacionamento com o Senhor. Eles nunca foram salvos! O Senhor não disse: “Eu te conheci uma vez, mas agora que você pecou e se afastou, Eu não te conheço mais”. Compare isso com João 10:27, onde o Senhor diz dos verdadeiros crentes: “Eu as conheço”. Essas pessoas, mencionadas em Mateus 7, nunca foram salvas porque não fizeram “a vontade” do Pai, que, de acordo com João 6:40, é crer no Senhor Jesus; “A vontade daqu’Ele que Me enviou é esta: que todo aquele que vê o Filho e crê n’Ele tenha a vida eterna”.
Agora, podemos nos perguntar: como essas pessoas fizeram “muitas maravilhas” e “profetizaram” no nome do Senhor se não eram salvas? No entanto, há muitos relatos de pessoas que ocuparam posições no chamado “ministério”, que pregavam a Palavra de Deus do púlpito, e ainda assim não eram salvas. John Wesley é um exemplo. Judas Iscariotes é outro (Mt 10:1-7). John Wesley foi salvo mais tarde, mas Judas nunca foi salvo. Também é possível que uma pessoa que não seja salva “expulse demônios”. Atos 19:13 nos dá um exemplo. E mais uma vez, Judas é outro exemplo (Mt 10:1). A avaliação solene do Senhor sobre suas obras foi que elas eram apenas obras de “iniquidade”.
Esta passagem, em Mateus 7, é dada para nos mostrar até onde a profissão vazia pode ir – até mesmo ao ponto de uma pessoa se fazer passar por servo do Senhor! É um aviso real para qualquer um que caminhe nas coisas de Deus sem ter nenhuma realidade interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário