quinta-feira, 23 de maio de 2019

2) A Audiência Cristã é Muitas Vezes uma Multidão Mista


2) A Audiência Cristã é Muitas Vezes uma Multidão Mista

A segunda razão para interpretações erradas deste assunto é não perceber que a audiência do escritor é uma multidão mista de crentes verdadeiros e crentes meramente professos. Não deveria nos surpreender que a profissão Cristã tivesse uma mistura, pois o Senhor a indicou em muitas de Suas parábolas. Ele disse que haveria “joio no meio do trigo” (Mt 13:25, etc.).
Por exemplo, ao escrever aos coríntios, o apóstolo Paulo admitiu a possibilidade de haver meros Cristãos professos entre eles. No primeiro capítulo ele disse: “todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso (1 Co 1:2). No segundo capítulo, ele se refere a essa possibilidade novamente quando fala de três classes de pessoas.
Ele se refere ao “homem natural”, que não tem o Espírito de Deus e não é salvo (1 Co 2:14), ao homem “espiritual”, que é salvo e tem o Espírito governando-o (1 Co 2:15), e ao homem “carnal” (1 Co 3:1) que é salvo e tem o Espírito, mas vive conforme a carne. Novamente, no terceiro capítulo, o apóstolo distingue três tipos de obreiros da casa de Deus usando as palavras: “Se alguém...” O primeiro é um Cristão que serve bem e edifica de acordo com a vontade de Deus. Ele diz: “esse receberá galardão”. O segundo obreiro é um Cristão que não serve segundo a vontade de Deus. Ele diz que “sofrerá detrimento” de sua recompensa, mas em seguida acrescenta que será “salvo, todavia como pelo fogo.” Então, no caso do terceiro obreiro, o apóstolo se refere a um falso crente que professa ser um Cristão e continua no lugar de um servo Cristão, mas não é verdadeiro – a presença de tal pessoa no templo de Deus “contamina [corrompe] o templo. Ele diz: “Deus destruirá” (compare com Mt 25:30).
É importante, assim, ter em mente que muitas das exortações na Escritura são para uma profissão mista. Desse modo, há algo nessas exortações para a consciência dos professantes vazios, entre os verdadeiros crentes. Um exemplo é encontrado em Colossenses 1:23.

Nenhum comentário:

Postar um comentário