quinta-feira, 23 de maio de 2019

1 CORÍNTIOS 15:1-2


1 CORÍNTIOS 15:1-2

“Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado, o qual também recebestes e no qual também permaneceis; pelo qual também sois salvos, se o retiverdes [mantiverdes na memória – KJV] tal como vo-lo tenho anunciado, se não é que crestes em vão”.
Isto tem sido usado para afirmar que se uma pessoa não se apegar à verdade do evangelho, ele perderá sua salvação.
Neste capítulo, Paulo teve que voltar e “notificar” os primeiros princípios do evangelho aos coríntios, porque alguns deles estavam abandonando uma das grandes pedras angulares da fé Cristã – a ressurreição. Ele assegurou-lhes que aqueles que realmente “receberam” o evangelho foram “salvos”. Mas acrescentou: se o mantiverdes na memória tal como vo-lo tenho anunciado, se não é que crestes em vão” (KJV).
Isto era para a consciência daqueles que eram meros professantes entre eles que evidentemente abandonaram a verdade da ressurreição. “Se o mantiverdes na memória” (KJV), deveria ser traduzido, “se o retiverdes” (ARC). Reter a verdade do evangelho comprova a realidade da fé de uma pessoa. Um verdadeiro crente reterá os fundamentos do evangelho, mas o mero professante não. Desistir de algo tão fundamental como a ressurreição, põe em questão se tal pessoa é realmente salva. O que Paulo estava dizendo é que aquele que adultera os fundamentos do evangelho tira o próprio chão sobre o qual professa estar em pé! De certo modo, estava dizendo: “Você tem certeza de que realmente quer fazer isso, porque tal coisa apenas prova que você nunca sequer foi salvo?”
Um Cristão pode se tornar falho em alguns pontos da verdade e desistir de algo que ele já sustentou. Talvez ele mude sua visão de como os Cristãos devam se reunir para adoração e ministério ou, em alguns exercícios pessoais sobre a separação do mundo, mas ele não desistirá das pedras angulares da fé. Apenas um apóstata faria isso. Então, não está dizendo que se alguém não “retém” a verdade do evangelho, ele perderá sua salvação, mas que se alguém não “retém” os fundamentos do evangelho é porque ele, em primeiro lugar, nunca foi salvo!
Se a ressurreição fosse apenas um mito, então o crer dos coríntios era “em vão” porque tudo o que eles tinham professamente recebido no Cristianismo dependia disso! Crer em algo “em vão” é crer em algo que não é verdade.

Um comentário: