quinta-feira, 23 de maio de 2019

MATEUS 24:13

MATEUS 24:13

“Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo”.
Este versículo tem sido usado para apoiar a falsa ideia de que um crente tem de continuar com o Senhor no caminho da fé até o fim de sua vida, se ele for ser salvo.
Esta interpretação é outro exemplo de não ler o versículo em seu contexto, nem entender o uso de certos termos bíblicos como o termo “salvo”. Muitos que estão confusos sobre a doutrina da segurança do crente também pensam que a Igreja passará pelos sete anos vindouros do período de tribulação. Isso só prova o velho ditado: “más doutrinas raramente viajam sozinhas”.
O contexto aqui indica que está sendo falado a respeito dos judeus durante os sete anos do período da tribulação, e não dos Cristãos. O Senhor está descrevendo eventos que ocorrerão depois que a Igreja for chamada para o céu. A pregação do “evangelho do reino”, o estabelecimento da “abominação da desolação”, o “lugar santo” no templo, o perigo de profanar o “sábado”, a menção da “grande tribulação” e a vinda do Senhor como o “Filho do Homem”, todos apontam para o fato de que está se falando de um cenário judaico em um dia vindouro. A passagem não tem nada a ver com Cristãos perdendo sua salvação. Este é outro exemplo de deduzir algo em uma passagem da Escritura.
“fim”, neste versículo, não é o fim da vida de um Cristão, mas o “fim” da era, que será o fim da grande tribulação. O contexto dá suporte a isso (v. 3).
Além disso, há um equívoco do significado e uso da palavra “salvo”. Para muitos Cristãos, sempre que essa palavra aparece no texto, automaticamente é assumido que está se referindo à salvação da pena de nossos pecados. No entanto, existem muitos aspectos e usos da palavra salvação, e isso requer o entendimento do contexto da passagem para saber qual aspecto está em vista. Salvação é uma palavra abrangente usada na Escritura que sempre carrega o pensamento de libertação de algum tipo de perigo. Ela abrange todos os aspectos da libertação do perigo e do julgamento na vida de um crente, desde sua justificação até sua glorificação. Além de sermos salvos da pena de nossos pecados, há um aspecto da salvação que se refere à libertação dos perigos espirituais presentes neste mundo (Rm 5:10; Hb 7:25; 1 Tm 4:16; Tg 1:21; 1 Pe 4:18, etc.) e dos perigos físicos (2 Co 1:10; 1 Tm 2:15, 4:10; 2 Rs 6:25). Há também um aspecto da salvação que é futuro, quando o Senhor vier para libertar o Seu povo dos efeitos do pecado, levando-os para o céu (Rm 13:11; 1 Ts 5:9; Hb 9:28; 1 Pe 1:5).
Portanto, é um erro limitar a palavra ao livramento do inferno. “Salvo” é usado nesta passagem em um sentido prático e literal. Aqueles que literalmente sobreviverem aos juízos da grande tribulação e aos enganos do anticristo, chegarão ao “fim dos tempos” para entrar no reino milenar de Cristo. O objetivo do versículo é encorajar o remanescente fiel dos judeus a se agarrarem ao “fim dos tempos”, suportando as dificuldades e a maldade espiritual que marcarão aquele dia, e serão recompensados com a libertação entrando no reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário