quinta-feira, 23 de maio de 2019

1 CORÍNTIOS 8:11


1 CORÍNTIOS 8:11

“E, pela tua ciência, perecerá o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu”.
Aqui, o apóstolo fala da possibilidade de um irmão fraco perecer. Em vista de João 3:16 e 2 Pedro 3:9, que indicam que “perecer” significa passar eternamente arruinado para o inferno, isso tem sido usado para afirmar que “o irmão fraco” perdeu sua salvação.
O erro aqui é assumir que toda vez que “perecer” é usado na Escritura, está falando de uma eternidade perdida. Além de ser aplicada aos pecadores perdidos, a palavra pode ser aplicada aos crentes fiéis que morrem (Ec 7:15; Mq 7:2; Lc 11:51, 13:33; 2 Co 4:16), para a verdade em si mesma (Jr 7:28), para objetos inanimados que se estragam (Lc 5:37), etc. Está claro que existem muitas aplicações da palavra “perecer”. É um erro pensar que há apenas um uso para uma palavra na Escritura, e depois distorcer a interpretação de todas as outras Escrituras para se encaixar nesse pensamento. Se perecer na Escritura tivesse apenas o significado de passar para uma eternidade perdida – por que Deus permitiria que, justamente, crentes fiéis perecessem?
Nesse versículo, a palavra “perecer” significa que a pessoa tem um sério colapso em sua fé, por meio do qual é levado a algum comprometimento e, assim, naufraga em sua vida Cristã. O foco da passagem é que temos de ter cuidado com o que permitimos em nossas vidas para que não venhamos fazer tropeçar nossos irmãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário