quinta-feira, 23 de maio de 2019

MATEUS 13:5-6, 20-21


MATEUS 13:5-6, 20-21

“Outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda. E logo surgiram, porque não tinham profundezas da terra; mas, vindo o Sol, queimou-se e secou-se, porque não tinha raiz ... porém o que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra e logo a recebe com alegria [gozo – JND]; mas não tem raiz em si mesmo; antes, é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se ofende”.
Isto é retirado da parábola do Semeador. Os vários tipos de solo sobre os quais a semente caiu descrevem os vários tipos de corações com os quais a Palavra de Deus entra em contato. Este ouvinte de solo pedregoso recebeu a semente com gozo. É, portanto, assumido que ele foi salvo, mas quando ele foi testado, ele caiu e perdeu sua salvação.
O problema com essa interpretação é assumir que receber a Palavra é sinônimo de ser salvo. É possível, no entanto, que uma pessoa receba a Palavra de Deus sem crer nela em seu coração. Simão, o mágico, é um exemplo. Ele “creu” (At 8:13), mas não creu em seu coração (Rm 10:9). Pode-se argumentar que uma vez que a pessoa recebeu com “gozo”, ela deve ter sido alegremente salva. Contudo, quando uma pessoa recebe corretamente a Palavra de Deus, o efeito inicial não é gozo, mas antes, tristeza e profunda convicção de culpa. A consciência é despertada em relação aos pecados da pessoa, e isso produz arrependimento. O gozo segue quando a pessoa aprende que Deus tirou os pecados dela pelo poder purificador do sangue de Cristo. Receber a Palavra com gozo indica um trabalho superficial; é um sinal revelador de que algo não está certo. A pessoa realmente não entendeu sua condição diante de Deus como pecador e, portanto, não houve real reconhecimento de culpa. F. G. Patterson disse: “A primeira ação da Palavra é tocar a consciência da pessoa, criando infelicidade sobre seu estado, pelo reconhecimento do pecado, ansiedade, etc.”.
Há muitos que ouviram a Palavra e demonstraram alguns sinais de vida inicialmente, mas o tempo provou que eles não eram verdadeiros. O Senhor estava mostrando isso por meio desse ouvinte de coração pedregoso. Em apenas um dos quatro solos, em que a semente caiu, houve produção de frutos. Fruto na vida de uma pessoa é o que prova que ela é verdadeiramente salva. O ouvinte do solo pedregoso era um mero professante sem vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário