quinta-feira, 23 de maio de 2019

ROMANOS 11:22


ROMANOS 11:22

“Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas, para contigo, a benignidade de Deus, se permaneceres na Sua benignidade; de outra maneira, também tu serás cortado”.
Isso tem sido usado para ensinar que, se alguém não continuar na bondade de Deus, será “cortado” e, assim, perderá sua salvação.
Este é outro exemplo de tirar um versículo do seu contexto. Paulo não está falando de indivíduos aqui, mas sim do sistema legal (Mosaico) e aqueles conectados a ele, e o sistema de graça, e aqueles conectados a ele. O capítulo revela como um sistema foi substituído pelo outro. Ele usa a figura de uma “oliveira” tendo alguns de seus galhos quebrados e substituídos por galhos de “oliveira brava” (ARA). Isso é uma referência à profissão Cristã, que é composta em grande parte por gentios substituindo Israel, ao ocuparem um lugar de favor diante de Deus.
A advertência aqui é que “se” a profissão Cristã não continuar na bondade de Deus, ela será “cortada” e Deus retomará com a oliveira doméstica (Israel). Assim, fala dos caminhos dispensacionais de Deus. A conclusão solene é que, tendo falhado, não haverá restauração para a profissão Cristã! Deus a julgará por ter falhado em glorificá-Lo na Terra (Ap 17-18). Isso acontecerá depois que os verdadeiros crentes forem retirados do mundo (no Arrebatamento), quando o Senhor aparecer após a grande tribulação. Naquele dia, “todo o Israel será salvo” – isto é, todos os que são “os filhos da promessa” (Rm 9:7-8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário